terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Amor na era virtual

Na era virtual, a internet cada vez mais tem sido o "local" onde homens e mulheres de Deus esperam encontrar alguém com quem se relacionar . Os evangélicos seguem uma tendência geral na sociedade brasileira em que, segundo pesquisa da Nielsen NetRatings - empresa que oferece serviços de informação , mensuração de dados de navegação na grande rede - Divulgada em Março de 2009 , 80% dos internautas brasileiros estão ligados a sites de relacionamentos , dentre eles blogs, Orkut e Facebook.
Há opções para inumeros gostos , e o maior do Brasil é o Par Perfeito , que reune algo em torno de 1,5 milhão de usuario. Há também aqueles voltados exclusivamente para o publico evangélico , como o Bom Encontro e o Amor em Cristo.

Fantasia ou realidade?


Apesar de varias histórias terem finais felizes , nas quais a busca pela direção divina foi fundamental para o sucesso no relacionamento, o namoro através do chamado ciberespaçoé, no fundo , uma grande incerteza. Isso porque, segundo a psicologa Luciene Rocha de Miranda , Secretéria executiva do Corpo de Psicologos e Psiquiatras Cristãos (CPPC) , é impossivel que o casal, de fato, conhecça um ao outro sem que tenha o convivio pessoal.Por causa disso , as chances de ocorrer uma decepção amorosa , segundo ela, são muito maiores do que aqueles que começam pelos meios tradicionais.
"Quando a fantasia se torna realidade , muitas vezes, essa realidade não agrada. Mesmo nos relacionamentos reais, conforme um vai conhecendo mais de perto o outro , decepciona-se", observa a especialista, destacndo que o melhor é conviver bastante, conversar muito e observar a pessoa em diversas situações e em diferentes momentos.
Outro problema apontado pela psicologa é a falta de transparencia proporcianada pelo ambiente virtual . " Na internet na maioria das vezes , as pessoas não falam a verdade ", sustenta a especialista.
A obeervação de Luciene Miranda pode ser embasda pelo estudo divulgado em 2007 pela Samsara, empresa dedicada em encpntrar relações estaveis para seus clientes. A pesquisa indicou que 77% das mulheres e 71% do homens registrados em sites de encontro mentem no ommento de definir seu perfil . Para evitar decepções , a psicologa diz que , com um pouco mais de atenção durante a conversa, é possivel perceber se a pessoa está mentindo ou sendo verdadeira .
"Por exemplo : o tipo de musica que ela gosta denuncia sua idade. Outra coisa importante é guardar as respostas e tornar a fazer as mesmas perguntas um tempo depois para checar se as respostas são as mesmas", aconselha.

Esperar no Senhor
Mesmo com todos os cuidados , na opinião do Pr. Nelson Rocha dos Santos, da Comunidade Aliança de Vida, em Japeri (RJ) , o cristão não deve utilizar a internet para buscar relacionamentos. Primeiro , por causa da exposição , e, segundo porque, nem sempre, as pessoas são o que dizem ser. "Tenho visto casos de pessoas que iniciaram romance na internet,mas, quando conheceram pessoalmente , a suposta benção tornou-se maldição.Nem todos os que se cadastram desejam um relacionamento sério e duradouro " pondera o pastor , que recommenda a utilização dos meios tradicionais para a busca do cônjuge separado por Deus.
Já a Pra. Carina Inacio Gonçalves da sede da Igreja Internacional da Graça de Deus em São Paulo (SP) , prefere não fechar a questão sobre o tema.
Ela acredita que a ação sobrenatural do Todo-Poderoso é capaz de operar das maneiras diferentes na vida sentimental das pessoas , por meio d namoros virtuais ou não. De seu ponto de vista , o que não pode acontecer é o cristão achar que a web é o unico meio pelo qual agirá o Senhor.
" Acredito que muitas pessoas erram porque afoitas, já fazem amizades com a intenção de namorar".
Ela aconselha o cristão esperar no Pai e orar, acreditando que Ele tem o melhor sem se deixar influenciar pela cobrança da sociedade com relação ao casamento." Quem está orando e pensa que, aparentemente nada está acontecendo deve manter a calma, pois Deus continua trabalhando", salienta a pastora, lembrando que orar e buscar o Altissimo são atitudes fundamentais para evitar decepções." Não entregue o seu coração à pessoa errada para, depois, quando estiver sofrendo , colocar a culpa no Senhor. Ao buscar o Pai, Ele mostrará o carater do outro.Caberá a você aceita-lo ou não", recomenda.
Quando estão em questão os relacionamentos - virtuais ou não - vale sempre o velho ditado popular : " Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém".

Dicas Importantes

  1. Tenha muita atenção se estiver fragilizado emocionalmente e não se deixe levar com palavras carinhosas;
  2. Não forneça seu endereço;
  3. Não de seu telefone residencial. Se pedirem um contato , informe seu telefone celular;
  4. Não troque fotos com pessoas que acabou de conhecer;
  5. Não envie videos seus para desconhecidos;
  6. Procure conversar ao telefone com o namorado virtual antes de se encontrar com ele pessoalmente. Um dialogo pode mostrar-lhe muito mais do que meras trocas de e-mails;
  7. Muito cuidado com os "perfeitinhos" , podem ser pessoas querendo passar a imagem de quem não são - sinal de que, possivelemente , estão escondendo más intenções;
  8. Ao marcar o primeiro encontro , escolha um lugar publico, com bastante pessoas;
  9. Ao sair para o encontro, avise familiares e amigos sobre sua localização. Essa é uma forma de resguardar.
Por Mai (texto extraido da Revista Graça - edição n°125)





Nenhum comentário:

Postar um comentário